Jabberwocky - Herói por Acidente, 1977.


Primeiro longa-metragem dirigido por Terry Gilliam, em 1977. Ele mal havia saído do Monty Python na época e quase todos os integrantes da trupe estão presentes no filme (se não todos, não sei dizer).

A história conta a aventura, a saga de Dennis Cooper, um plebeu da Idade Média, que, sendo deserdado pelo pai no leito de morte, parte para a cidade a fim de tentar a vida no Castelo e ter condições de se casar com sua amada, a glutona Griselda (plebeia que não dá a mínima para Cooper). A vida do pobre homem, que já não é fácil, se torna ainda pior quando o Jaguardarte começa a atacar o vilarejo, derretendo a carne das pessoas, deixando apenas as cabeças presas aos esqueletos. Desajeitado, Cooper acaba se envolvendo com a filha do Rei e tendo de ir à caça do monstro.

Nesse filme temos o elemento de Fantasia que Gilliam herdou do Python, e sua capacidade de criar histórias bizarras e envolventes. Contudo, para mim, acho o humor da obra um tanto "sem sal". O problema está justamente no fato de "Jabberwocky" praticamente ser um filme pythoniano, digamos. E, pessoalmente, não consigo achar graça no trabalho deles (longe de menosprezar a importância do grupo, estou apenas batendo na tecla do humor). Acho o filme forçado por conta disso. Para quem admira Monty Python, tenho certeza de que vai se esbaldar com o primeiro trabalho de Gilliam na direção. De toda a filmografia, acho "Jabberwocky" o trabalho mais fraco do diretor. Ele dava sinais daquilo que seria mais desenvolvido nos demais filmes, mas nesse caso específico, nem o teor da fantasia e da ventura consegue salvar a obra quando comparada as que vieram depois.

Alex Martire


Share this article :

Postar um comentário

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. CineImpressões - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger