Detona Ralph, 2012.



Todo ano é a mesma coisa: fico ansiosamente à espera das estreias das novas animações da Pixar e da Disney. Apesar de eu ter uma simpatia um pouquinho maior com a Pixar, o respeito que tenho pela Disney é monstruoso, afinal, praticamente toda a animação comercial nasceu no estúdio de Walt. Os Estúdios Disney foram os responsáveis por invenções tecnológicas que deram um salto de qualidade gigantesco no mundo do desenho animado: nas mãos dos desenhistas contratados por Walt praticamente surgiu toda a base da animação que temos até hoje (que digam Ollie Johnston e Frank Thomas que lançaram o calhamaço The Illusion of Life - referência obrigatória na animação), sem contar a técnica de profundidade de tela, que permitiu aos desenhos animados "entrarem" nos cenários sem a necessidade de redesenhar cada quadro separadamente, só para citar dois exemplos. A verdade é: Disney é Disney. Disney é sinônimo de qualidade. E, finalmente, Disney sabe como nos encantar.

Detona Ralph é o primeiro filme dirigido por Rich Moore para a Disney, um sujeito que já trabalhou no Futurama e nos Simpsons. E que esse sujeito dirija muitas, mas muitas mais animações! Detona Ralph é uma declaração de amor ao mundo dos vídeo-games. Com um trabalho respeitoso e profundo de estudo de todo o passado e presente dos jogos eletrônicos, o filme vai agradar em cheio quem tiver mais de 25 anos e viveu um pouco da Era 8 Bits. A história é muito divertida: Ralph é o vilão do jogo de fliperama "Conserta Felix", tendo como papel destruir um prédio repleto de moradores, porém, o jogador assume a pele do Felix Jr., um personagem bastante feliz (afinal, ele é o mocinho do jogo) que tem por objetivo consertar tudo o que Ralph detona. Certo dia, porém, Ralph tendo se cansado de ser um vilão, pois nunca é valorizado, sai pelo mundo dos jogos que habitam o fliperama em busca de uma medalha, para provar a todos que também pode ter importância. Entre um jogo e outro, Ralph acaba entrando no game "Sugar Rush", onde conhece a garotinha Vanellope, um bug que deseja participar da corrida que dá sentido ao jogo. A partir daí, voltamos ao velho esquema dos desenhos animados das grandes produtoras: há todo um drama de se auto-reconhecer  e se aceitar como verdadeiramente se é. Mas isso não prejudica o filme, que acaba de modo bem interessante.

Porém, aquilo que realmente arranca sorrisos - e lágrimas de felicidade - dos espectadores é o estudo pormenorizado que a Disney fez do mundo dos games. Fabuloso, é possível encontrar em cada canto da tela uma referência a algum jogo! Tem de ficar atento e, com isso, garantir ainda mais prazer dessa obra, que é uma das melhores animações já lançadas nos últimos anos. Quando Vanellope tilta e é perguntada se ela é um bug no sistema, a garota responde: "Não sou um bug, sofro de pixelação". Incrível! Ou quando Felix Jr, personagem 8 Bits, conhece a Sargento Calhoun, uma personagem dum jogo desses atuais de tiro, e lhe diz: "O seu rosto... Nossa, isso que é alta definição!". Ou então quando o Rei Doce precisa entrar em seu cofre e tem de colocar a senha num controle de NES: "Direita, Esquerda, Cima, Baixo, Baixo, A, B". Poxa, a Disney arranca sorrisos de quem viveu isso! Sem contar a movimentação dos personagens: os residentes do prédio que o Ralph detona, todos, têm uma movimentação mais "mecânica", como se faltassem frames entre uma key e outra: fantástico!

Enfim, Detona Ralph vai agradar a todos, isso é fato. Mas irá agradar ainda mais quem entende de vídeo-games e passou por toda essa evolução de bits até os dias de hoje. Assista sem medo. E assista novamente, e de novo, e de novo: Detona Ralph merece que cada detalhe seja descoberto pelos amantes dos jogos eletrônicos!

Obs: Como sempre, há um curta-metragem antes do início do filme principal. Dessa vez, foi O Avião de Papel. Reparem que belo é esse filme! Feito de maneira tradicional e em P&B (algo extremamente ousado), a história é de uma ternura incrível: acredito que seja, ao menos, indicada ao Oscar 2013, junto com o "filé" Detona Ralph.

Alex Martire


Share this article :

Postar um comentário

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. CineImpressões - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger