Peppermint Candy, 1999.



O amor não concretizado é uma coisa que pode destruir a pessoa e levá-la a uma vida de violência. "Peppermint Candy" foi dirigido por Chang-dong Lee há mais de uma década e mostra que o sujeito vinha se tornando mais e mais maduro até culminar no brilhante (embora um tantinho longo demais) "Poesia", de 2010.

Tudo começa com Kim Yongho participando de uma festa com colegas da juventude. Ele surta e acaba parando no trilho do trem. Quando a locomotiva se aproxima ele grita "Eu voltarei!", e então somos jogados no passado, em um filme sendo rebobinado constantemente. Conforme os anos regridem, vamos entendendo os motivos que tornaram Kim tão perturbado: ele se tornou um homem sem nada na vida - sem emprego, sem moradia descente, sem esposa, sem filha, nada lhe restou a não ser o suicídio.

Chang-dong Lee fez um filme onde brinca com a violência. Kim é um policial que usa a tortura para arrancar confissões, é bruto com a esposa e não se importa minimamente com quaisquer sentimentos alheios. Tudo se torna ainda mais "belo" com as paisagens da Coreia do Sul: seja o trem viajando para o passado, seja a cidade onde só chove. No começo causa um pouco de estranhamento os cortes que o diretor faz entre as fases da vida de Kim, mas depois de uma meia hora a gente já está acostumado. A fotografia, embora simples, é muito bonita, com a escolha de alguns ângulos muito inspirados.

Já falei mais de uma vez aqui que sou fã do cinema coreano. Adoro a maneira como misturam violência, amor, dor e alegria de um modo tão natural, tão humano: praticamente não há maniqueísmos. E com o passar dos anos me acostumei ao ritmo do cinema da Coreia do Sul: nem todos têm paciência, geralmente todos os filmes têm mais de 2 horas, mas é aí que, para mim, reside todo o encanto - eles levam o tempo necessário para desenvolver a história (raramente são rasas), eles dão ao espectador a chance de sentir empatia (ou não) pelas personagens. Esse é mais um dos filmes orientais que recomendo sem pensar duas vezes.

Alex Martire


Share this article :

Postar um comentário

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. CineImpressões - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger