Os Bandidos do Tempo, 1981.


Em 1981, Terry Gilliam lançou seu segundo longa, dessa vez já não tão ligado aos pythons. Talvez por isso ele tenha deixado um pouco o humor pastelão de lado e focado mais na parte fantasiosa.

Gilliam faz com que viajemos com Kevin, um garoto que sofre com a falta de atenção dos pais e, numa determinada noite, tem seu quarto invadido por um grupo de anões que fogem do Ser Supremo. Os anões carregam um mapa que aponta brechas no tempo, podendo viajar para diversas épocas da História. Pego de surpresa, Kevin se junta à aventura e acaba se perdendo junto com os anões (que reclamam para si mesmos o título de os maiores ladrões do mundo). Mas a história se complica quando acabam por ter de se deparar com o Mal personificado.

E aqui Terry Gilliam começa a acertar a mão! O filme é delicioso no quesito aventura/fantasia tão típico dos anos 80. Com um orçamento maior, Gilliam esboça aqueles cenários maravilhosos e esquisitos que vamos ver no restante de sua obra. A ambientação na França revolucionária, na Idade Média, na Grécia de Agamemnon e nas Grandes Navegações está muito bacana, e os efeitos estão dentro da média para a época (se levarmos em conta que "Star Wars" estava dividindo águas). Mesmo que a voz de Kevin seja um tanto irritante, o forte do elenco está nas figuras dos anões, cada um com sua característica específica. "Os Bandidos do Tempo", contudo, não é um dos filmas mais bizarros de Gilliam: é até um tanto previsível. Mas dá para se divertir com a visão de Gilliam sobre Deus e o Diabo.

Alex Martire


Share this article :

Postar um comentário

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. CineImpressões - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger