L'Apollonide - Os amores da casa de tolerância, 2011.




Putas bonitas e perfumadas se misturam à pinturas em tons pastéis. Dirigido por Bertrand Bonello, esse filme francês teve sua exibição em Cannes do ano passado, e deve ter arrancado suspiros. Suspiros de tesão, de alegria, de tristeza, de lágrimas... há tudo isso no filme. E, se há tudo isso, obviamente só temos um aspecto possível de retratação das personagens prostitutas parisienses durante 1899 e 1900, o aspecto humano. Não é um filme melodramático, onde as prostitutas são sempre vistas como vítimas, com suas vidas difíceis e futuros despedaçados. Ao contrário, aqui, elas sonham, e sabem que abrindo as pernas para o cliente certo pode trazer a esperança de sair da casa de tolerância, ou que podem ganhar sorrisos riscados se o cliente assim o desejar. 


A obra de Bonello tem um esmero visual impecável: um filtro esverdeado reforça a cor amarelada do vestido das moças, tornando todas as cenas verdadeiros quadros a serem admirados. Tudo fica mais bonito com os olhos azuis, verdes, castanhos e os cabelos (e pelos pubianos, por que não?) pretos, loiros e ruivos das nove mulheres que habitam e trabalham em L'Apollonide: tudo aqui tem a cor certa para nos hipnotizar, como se estivéssemos juntos na sala abafada por fumaça de cigarros e taças de champanhe caro. E também há a Léa, a ruiva de cabelos ondulados e olhos azuis (para mim, a fina prata da casa), de voz rouca e presentes especiais. 

Fugindo da "redenção", acho que Bonello acertou em cheio ao retratar o universo boêmio parisiense dessa época sem fazer julgamentos demais, sem cair no moralismo. Para quem não tiver problemas com cenas de nudez e diálogos "fortes", prepare-se para reflexões profundas (mesmo que oriundas daquilo que se esconde por debaixo da saia das moças), pois, como disse uma das mulheres a certa altura do filme: para aguentar a vida de puta, tem de ser puta.

Alex Martire



Share this article :

Postar um comentário

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. CineImpressões - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger