Sherlock (BBC), 2010-2012.



É arriscado escrever sobre algo que absolutamente, absurdamente, completamente sou apaixonado. Tenho em minha lista de coisas a fazer antes morrer uma visita ao 221B de Baker Street em Londres. Tenho a obra completa de Sherlock Holmes e a devoro com o tesão que poucas coisas nesse mundo conseguem surtir em mim. E desde 2010 acompanho essa série da BBC, aguardando ansiosamente as notícias que dizem "ela voltará a passar em tal data".

Não acompanho séries. Não gosto de séries porque elas demoram demais para acabar. Mas "Sherlock" é diferente, pelo próprio caráter da obra do Doyle: são episódios sem ligação entre si. Você assiste e tudo tem início, meio e fim (em 1h30min). Bom pra mim.

Terminei de assistir à segunda temporada e ainda estou sob o "domínio" da série. Diferentemente da pataquada protagonizada pelo Downey Jr recentemente, tirando o fator cérebro das histórias do Sherlock para colocar o fator ação desenfreada, a série da BBC exige atenção do espectador: tem de ficar atento a tudo, tem de se deixar ser levado pelos pensamentos de Sherlock (ou o olhar de Watson), ele é o ser quase onisciente, nós somos aqueles que observam e escutam, tentando entender. E tudo fica ainda mais gostoso pela opção da BBC em trazer Sherlock para o século XXI: Watson escreve as aventuras num blog (!), bilhetes são enviados por SMS, tudo é muito dinâmico e fluido.

Até agora são seis episódios apenas, todos eles baseados em algum dos contos ou romances de Conan Doyle, todos eles transpostos para o século XXI com uma competência única. De todos, o último episódio da segunda temporada, inspirado por "O problema final", foi o que me deixou mais pasmo. A briga intelectual entre Holmes e Moriarty mostrada nesse filme é brilhante. E digo que esse filme está entre os melhores do gênero policial que já vi na vida: é um filme perfeito, em todos os sentidos. Simplesmente perfeito.

Se for fã de Sherlock, assista à série: é necessário, é essencial.
Se gosta apenas de bons filmes policiais inteligentes, não irá se arrepender de modo algum.

(detalhe: o Sherlock e o Watson da série interpretam, respectivamente, Smaug e Bilbo Bolseiro no "Hobbit" que será lançado em dezembro. Protagonistas perfeitos.)

Alex Martire



Share this article :

Postar um comentário

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. CineImpressões - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger