As Aventuras de Tintim, 2011.



"As Aventuras de Tintim" ou "Da monotonia à diversão: Spielberg e sua redenção".

Semana passada fui assistir ao "Cavalo de Guerra", o novíssimo filme do Spielberg. Não vou perder tempo dizendo que achei muito ruim, que dá sono, que é longo demais, que o discursinho de herói é batido, etc. etc. Porém, hoje ao ver "Tintim", voltei a me encontrar com um cinema spielbergeriano divertido, dinâmico, no melhor estilo "Indiana Jones" de aventura. Boa surpresa para quem já estava começando a riscar o nome do Spielberg da lista de futuros filmes a assistir.

Primeiro, "Tintim" é um filme que respeita a sua vontade de ir ao banheiro. Ao contrário do "Cavalo", esse filme não te faz apertar as pernas no cinema e desviar os pensamentos para algo que não seja água: ele tem a duração normal de filmes. Ponto positivo.

Segundo, "Tintim" não possui aquele discurso "família" tão típico do Spielberg. Haddock é bêbado mesmo e isso é aceito (a piada sobre a água é ótima).

Terceiro, um dos 3D mais incríveis depois de "Avatar". Diria que é quase perfeito! Só não o é por causa dos famosos 24 frames/ segundo, que acabam gerando borrões em cenas mais agitadas. A técnica empregada (a mesma de "Beowulf" e afins) está elevada a outro patamar aqui. Texturas excelentes, movimentações suaves. O 3D é empregado de maneira inteligente, gerando "fundos", não arremessando coisas na tela. Eu passei quase 1/3 do filme assistindo-o sem os óculos para tentar entender como havia sido feito - coisa boa, eu aprendi. Há toda uma jogada de focos brilhante e acho que agora saquei como é feito o 3D polarizado atual.

O "quarto" não tem relação com o filme do "Tintim", mas me deixou muito contente: o trailer da "Bela e a Fera 3D" é emocionante e estou muito ansioso para vê-lo em breve (a Disney caprichou na conversão); o trailer de "Hugo", filme novo do Scorsese e um dos candidatos a Melhor Filme no Globo de Ouro que acontece domingo agora (dia 15), também me deixou boquiaberto, está impecável e a história me cativou.

Se vale a pena gastar mais para ver "Tintim" na telona e em 3D? Sim, e muito! Tanto para apaixonados pelas histórias pré-cinema como para os que, assim como eu, não tiveram contado anterior com a obra do Hergé.

Alex Martire



Share this article :

Postar um comentário

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. CineImpressões - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger