Moneyball - O Homem que Mudou o Jogo, 2011.


Todo ano surgem aqueles filmes que servem apenas para encher linguiça e engrossar a lista de candidatos a prêmios de Melhor Filme. "Moneyball" é um típico caso dessa necessidade de montar listas longas que não necessariamente refletem a qualidade dos filmes.

Talvez eu até ficasse empolgado com "Moneyball" se eu entendesse algo de beisebol. Não sei patavinas do assunto, e depois de ter assistido ao filme continuo na ignorância... Também não entendo nada de futebol americano ou rugby, mas os filmes feitos sobre esses temas são, geralmente, vibrantes, onde timecos se superam e ganham campeonatos. "Moneyball" talvez fosse melhor se seguisse o "dentro de campo", mas a opção de mostrar a vida do administrador do time (na pele do Brad Pitt) deixou tudo tão chato... O problema é que não chega perto de "Jerry Maguire": "Moneyball" é um filme que apenas estadunidenses ou outros apaixonados pelo esporte gostarão.

Basicamente assistimos ao gerente do Oakland A's e sua luta para levar uma equipe pobre e sem estrelas à final do campeonato. E nisso vão mais de 2h de filme. O começo é até bacana, você fica prestando atenção às sacadas de Billy Beane na gerência, o problema da grana, sua motivação pessoal, mas depois se torna cansativo e repetitivo, e o final você vê e diz mentalmente: "É isso?!".

Pessoalmente, adoro filmes de superação. De verdade. "O lutador" e "Cisne Negro" são dois exemplos maravilhosos, sem contar que, na área de esportes, temos obras lindas como "Duelo de Titãs" (o meu filme de esportes preferido, com o sempre competente Denzel Washington) e os mais recentes "Um sonho possível" e  "Invictus". O filme novo de Brad Pitt está muito aquém dos exemplos citados. Por sinal, a única coisa que sustenta o filme, pra mim, é a atuação de Pitt. Sempre tive preconceito com ele atuando, mas de uns anos pra cá ele tem se mostrado um ator muito bom e, principalmente, um ator corajoso, que sempre escolhe papéis diferentes e desafiadores.

Uma pena que "Moneyball" desafie a paciência do espectador e a lógica das premiações.

Alex Martire


Share this article :

+ comentários + 4 comentários

13 de fevereiro de 2012 às 04:20

já eu achei esse filme o mais oscarizável até o momento. adorei o Jonah Hill, e amei mais ainda que o filme é pra ser edificante (tem musiquinha suficiente pra isso), e o fim dá merda. vida real, hahaha.

gostei bastante enquanto assistia, mas é daqueles filmes que páram de ter seu sucesso comigo logo que acabam.
e eu gosto do Pitt, sempre gostei, mas acho que ele passou do prazo de validade.

e eu não acho MESMO que precisa-se saber qualquer coisa sobre baseball pra apreciar o filme. aliás, quando eu comecei a assistir, lembrei justamente de montes de comentários que li falando mal desse filme justamente pela falta de relação (do expectador) com o baseball, e a primeira coisa que comentei foi que se eu gostasse minimamente da película eu já tava com a crítica pronta, aproveito pra registrá-la aqui: já li chamarem de obra-prima Any Given Sunday que é a merda mais completa que eu já vi em termos de bastidores de esporte, e ainda contém Cameron Diaz, Al "Só Berro" Pacino e grande elenco. Fora que é do diretor mais cagado da minha carreira... foi-se o tempo que eu curtia Oliver Stone...

pronto, falei! ;)

13 de fevereiro de 2012 às 04:30

Ah, eu vi esse filme e pensei: "Seria melhor ter ido ver o filme do Pelé!"haha Sério: se fosse sobre um esporte que conheço minimamente, eu gostaria mais, teria mais envolvimento. Gosto de aprender, mas o "Moneyball" não me proporcionou isso: saí do filme tão ignorante em beisebol quanto entrei... Ainda acho que ele tenha entrado de gaiato na lista do Oscar, mas também concordo com seus apontamentos: não havia percebido o lance da música.

O Al "Só Berro" Pacino foi demais!hahaha Todas os cartazes têm ele gritando de algum modo. Gosto dele, mas o Robert De Niro, até meados dos anos 90, era um grande ator: agora ele só faz umas comédiazinhas toscas. O Stone também sofre desse mal... ele se afundou (ainda mais) no ufanismo e agora só quer saber de "heróis". "As Torres Gêmeas" é uma das piores coisas que já vi... aquela cena do "jesus" dando água é demais...

Obrigado pelo comentário!

13 de fevereiro de 2012 às 04:36

reli o que eu escrevi: sou uma lady, né? só falei palavrão! foi mal, vou me controlar nos próximos. ;)

13 de fevereiro de 2012 às 04:37

hahaha sem problemas: antes de tudo, liberdade de expressão!

Postar um comentário

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. CineImpressões - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger