Os Descendentes, 2011.




O que se segue é um mea culpa.


Quando vi o trailer do novo filme de Alexander Payne no cinema a primeira coisa que me veio à cabeça foi: "Mas que porcaria é essa?! É esse o filme que está concorrendo ao Globo de Ouro e que provavelmente concorrerá ao Oscar?". Pois é, ele não só concorreu, como ganhou o Globo de Ouro Drama semana passada. Fiquei acordado até tarde para assistir à premiação e fui dormir revoltado, tendo em mente ainda o trailer que havia visto.

Assisti, então, ao filme. E assisti meio envergonhado: o que vi é uma obra que não faz jus ao trailer em momento algum. É um filme brilhante! Ele é extremamente leve, lembrando filmes que acho idiotas como "Miss Sunshine" e "Juno", mas em um tom diferente, esperto e, ao mesmo tempo, é uma obra muito pesada, lidando com o tema da morte já anunciada em um coma induzido.

Mas qual o diferencial então? Há filmes que se sustentam no roteiro (o que todos deveriam fazer, em minha opinião) e filmes que vão ainda mais além e conseguem também se sustentar nos diálogos. "Os descendentes" é esse caso: é um show de frases inteligentíssimas e bem contextualizadas, lembrando muito o que vi no magnífico (e um dos melhores filmes do mundo) "Onde os fracos não têm vez" (2007). Exemplo? Clooney vai perguntar sobre o amante de sua esposa a uma amiga: ela diz que a mulher dele se sentia sozinha, estava carente, que ele não se fazia presente, e ele a interrompe: "Vai falar comigo com clichês sobre mulheres?". Ainda sobre o Clooney, não tenho opinião formada sobre ele direito: é um ótimo diretor e um bom ator mas, atuando, acho que ele sofre do estigma de galã por ser bonitão: ele sempre tem aquela cara de homem rico pegador, isso prejudica um pouco.

Há o alívio cômico na figura do amigo de sua (lindinha) filha mais velha, o Sid, que talvez seja a pessoa mais sensata na obra. E há todo o dilema de como criar as filhas com a mãe ausente, no hospital. A cena da filha mais velha chorando dentro da piscina é de uma beleza rara, embora dure segundos. Por sinal, embora o filme não ouse na edição, ela é muito competente, tornando tudo fluido. A trilha sonora havaiana (em que o cantor deve ser o Sérgio Reis) torna as tomadas externas ainda mais belas.

Eis a beleza do Havaí. E eis a normalidade no Havaí: nos primeiros segundos do filme o voice over de Clooney já anuncia: não é só porque moro aqui que minha vida é ótima e vivo em férias, aliás, não surfo há 15 anos. E a escolha do cenário havaiano não poderia ser mais eficaz: eles vivem num "paraíso", mas choram como qualquer outra pessoa. E é na dor que a família se une: uma dor sabor lágrimas com sorvete de morango e café.

"Os Descendentes" provavelmente não ganhará o Oscar. Sinceramente, nem acho que deveria ganhar: é um filme maravilhoso, mas ainda é apenas um grande filme, não é espetacular (nesse ponto, "Histórias Cruzadas" é muito superior) a ponto de levar o Oscar: infelizmente o chatérrimo "O Artista" deve levar a estatueta pra casa. Mas ele entrará em circuito essa semana (e amanhã já tem pré-estreia) e merece demais ser visto. Pode não ser espetacular, mas é daqueles filmes que a gente nunca esquecerá.

Sim, eu mordi a língua, Payne, desculpe.

Alex Martire



Share this article :

+ comentários + 2 comentários

24 de janeiro de 2012 às 18:06

Alex, fiquei muito feliz com a criação do blog. Suas críticas são sempre muito sinceras e vibrantes. Você me apresentou filmes incríveis, por isso considero muito sua opinião, muito mesmo. Espero que o blog tenha bastante sucesso e que mais e mais pessoas possam se encantar com o cinema. Agora nos resta esperar por boas produções nesse ano, né?! haha
Não esqueça de divulgar!!
beijos, Laís

25 de janeiro de 2012 às 04:38

Muito obrigado, Laís! Uma pena que o filme que lhe chamei para assistir tenha sido ruim e não merece lugar aqui no blog, né?hehe
Bjs

Postar um comentário

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. CineImpressões - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger