Night Fishing, 2011.



Nem só de equipamentos caríssimos vive o Cinema. Chan-wook Park  (e Chan-kyong Park) teve de abrir mão de tecnologia extremamente avançada para filmar seu "Night Fishing". O diretor coreano filmou a obra toda apenas utilizando celulares iPhone 4! Tudo bem que ele acoplou lentes específicas na frente do celular para algumas tomadas, mas a "essência" amadora continua lá, afinal, tudo passa pela qualidade do fone da Apple e sua própria lente. O resto é deixado para a pós-produção, com a  aplicação de filtros de correção e outras coisas que desconheço. 

A história é um tanto estranha e confusa para os padrões ocidentais. Acho que eu teria apreciado bem mais os 30 minutos do filme se soubesse algo do folclore coreano, já que um enredo onde um pescador fisga uma mulher e entabula conversa não é um dos mais fáceis de se entender quando há reviravoltas com relação a quem realmente está morto. Não é só isso: a própria opção de se iniciar o filme como um videoclipe de uma banda é estranha, mas a gente sempre espera o "estranho" do diretor de "Oldboy", e é muito bom que ele nos brinde com isso. Não dá pra não se entusiasmar com o que Park faz aqui: simples aparelhos com câmeras em HD, quando bem usados, produzem cinema de ponta. 



Mas acho, para mim, é isso apenas : originalidade técnica. Como disse, apreciaria melhor a história se tivesse bagagem cultural coreana. O filme pode ser classificado como "terror", mas é de um tipo mais sobrenatural do que gore (se é que alguém conseguiu sentir medo ao ver esse filme...). De qualquer modo, se tiver 30 minutos para gastar, valerá a pena tentar desvendar como Chan-wook Park fez o seu curta com tão poucos recursos (e disponíveis a uma boa parcela da população hoje em dia).

Alex Martire



Share this article :

Postar um comentário

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. CineImpressões - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger