Miss Bala, 2011.


Não conheço praticamente nada de cinema mexicano. Apenas novelas mexicanas (claro). Mas se todos os filmes do México seguirem (ou seguem) a linha de "Miss Bala" é sinal de que haverá muita coisa boa vindo por aí.

É um filme (pré-candidato ao Oscar 2012, ficando de fora) de ação misturado com drama, com as melhores qualidades que essa mistura pode gerar. Acompanhamos Laura Guerrero (interpretada muito bem pela bela Stephanie Sigman) e seu sonho de ser Miss no estado de Baja California. Tudo seria muito bonitinho e o filme seria mais um de "busca e realização" se não fosse o contexto mexicano do tráfico de drogas e violência. E é aí que o filme se centra! De modo estúpido, Laura é arrancada do mundo de miss para levar o famoso tapa da vida de realidade. Porém, nada é estranho a ela: vem de família pobre, da periferia, convivendo diariamente com as dificuldades do lugar. E o desejo de encontrar uma amiga perdida em meio a um tiroteio (aliado às ameaças feitas ao pai e irmão) a faz se envolver com a quadrilha da região, liderada por Lino. 

O filme tem algumas cenas muito boas, mas as memoráveis, pra mim, acontecem durante o concurso de Miss, com Laura simplesmente não pertencendo mais a tudo aquilo, alheia. Vemos, então, como os sonhos são destruídos de uma hora para outra por coisas da vida. Triste, mas verdadeiro...

Acho que o filme causaria náuseas aos que não estão acostumados com a violência desencadeada pelo tráfico nas cidades e a corrupção de autoridades, indo de policiais à generais de exército. Porém, tendo nascido e vivendo no Brasil, uma carapaça "natural" se forma em nossas mentes: não me senti chocado ou surpreso com o alto nível de jogos de interesses entre o crime organizado e a polícia mexicana, apenas pensei: "Talvez por aqui, em São Paulo, tudo seja ainda pior..."

Alex Martire



Ótima maneira de se aventurar pelo cinema de nossos "irmãos na violência" mexicanos.
Share this article :

Postar um comentário

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. CineImpressões - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger